terça-feira, 2 de novembro de 2010

Dicas de Mecânica 9 - Como Regular Carburação Dupla

Originalmente vi essa matéria no blog da Fórmula Vee Brazil, categoria que está voltando com tudo as nossas pistas. Na postagem o amigo Roberto Zullino publicou uma página digitalizada da Revista Quatro Rodas, seção Solução do Leitor, que mostrava o método artesanal criado pelo Engenheiro Mecânico Iraçu Alberti para fazer regulagem de carburação dupla.
Como achei o método muito interessante passei a divulgar o link da postagem para diversos amigos. Mas, infelizmente como a imagem não era de grande definição, alguns não conseguiram ler a matéria.
Então para facilitar para essas pessoas que não conseguiram ler, resolvi transcrever o conteúdo do texto e assim facilitar o acesso de todos. Acompanhe a seguir o texto da Quatro Rodas na íntegra:


"Assim é mais fácil regular carburação dupla

Leitor assíduo de Quatro Rodas, apaixonado por automóveis e engenheiro mecânico, Iraçu Alberti – de Porto Alegre, RS – bolou um processo que facilita a regulagem da carburação dupla, especialmente nos motores Volkswagen 1600, com as seguintes vantagens: baixo custo e possibilidade de regular os dois carburadores simultaneamente em menos tempo e com menor gasto de combustível.
Para fazer o seu equalizador doméstico, Iraçu precisou de 2 m de mangueira plástica transparente (do mesmo diâmetro da mangueira do respiro do cárter), um pouco de gasolina (ou óleo diesel), uma tábua, arame ou fio de náilon resistente  e fita crepe larga.
Dobrou a mangueira – formando um grande “U” – e com o arame ou náilon prendeu-a à tábua.
Começou o trabalho retirando os carburadores do carro, desmontando-os e limpando-os cuidadosamente.
Depois, recolocou-os no motor, instalou os filtros de ar, mas neles não ligou as mangueiras do respiro do cárter e nem apertou as porcas de regulagem das varetas de acionamento dos carburadores.
No lugar das mangueiras originais, colocou a mangueira em “U” com gasolina (ou diesel) e fixou a tábua que retém a mangueira na lataria do carro (veja o desenho). Com fita-crepe, fechou parcialmente as entradas de ar dos filtros (para aumentar a depressão); abriu cerca de uma volta os parafusos da mistura ar/combustível e ligou o motor. Movimentando os parafusos de marcha lenta começou a regular a carburação. Parou quando conseguiu estabilizar o nível da gasolina dentro da mangueira (nos dois tubos, o líquido tinha a mesma altura). Passou, então, para os parafusos da mistura ar/combustível. Girando-os, também simultaneamente, chegou à regulagem ideal quando o nível da gasolina do equalizador era um só.
Terminada essa parte, soltou as contraporcas do lado móvel das varetas de acionamento dos carburadores e, com a ajuda de outra pessoa, manteve o motor acelerado em uma rotação fixa. Mexendo no eixo móvel da vareta, procurou o ponto de equilíbrio do nível da gasolina dentro da mangueira. Aumentando e diminuindo as acelerações foi corrigindo os eventuais desníveis do líquido até chegar à regulagem ideal. Então, apertou as contraporcas do braço móvel, retirou as fitas-crepes das tomadas de ar, e o equalizador doméstico das conexões do filtro de ar e nelas instalou as mangueiras do respiro do cárter. O serviço estava completo.
Ao tirar as fitas-crepes dos bocais dos filtros, a mistura fica mais pobre. Se o leitor quiser uma mistura mais rica, é só abrir cerca de ¼ de volta os parafusos da mistura ar/combustível."

4 comentários:

  1. oi gosto de carro + so endendo do carburador 2e.dupla carb.não. Se eu manter uma aceleraçao quantinua + - 40segundos, e olhar uns dos carburadores, te que pingar x(gasolina) no outro carburador tem que pingar x tambem? ou escrevi besteira. Ou como ja vi, encher uma mangueira igual do mesmo lados dos carb.No mesmo 1minuto com o carro ligado um pouco acelerado.
    Mas a ideia e otima dessa manqueira em V

    ResponderExcluir
  2. xi cara tu ta perdido hein.

    ResponderExcluir
  3. Tonella mostra na prática...

    https://youtu.be/SRZPJlHBtAs

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. É isso ai galera as dicas que o mecânico deu como fazer a equalização e de grande importância e não podemos de ipotese alguma descriminalas más se você quer aprofundar mais sobre teorias e como fazer na prática é como nosso amigo Gustavo disse entra lá no YouTube e busca as dicas de mecanica que você precisa com Marcelo Tonella eu aprendi experiência própria tenho um fusca ano 74/75 e tudo que faço nele hoje aprendi num tutorial como este descrito pelo mecânico ou video no YouTube espero ter ajudado um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir