sábado, 16 de junho de 2012

O Presidente e o Fusca

Já tinha lido e assistido diversas matérias falando sobre o Presidente dos nossos vizinhos Uruguaios, e estava a bastante tempo planejando fazer uma postagem sobre ele aqui e acabava sempre deixando pra depois.

Pois bem, hoje chegou o dia, e uma pessoa tão ímpar merece ter sua história contada diversas vezes e nos mais variados locais e diferentes mídias.

O que me fez querer escrever sobre o Presidente Uruguaio em um blog de Fuscas??? Ele é proprietário de um, e isso por si só já seria suficiente para render uma boa matéria. Mas não é só isso, não.

Presidente Uruguaio indo ao trabalho. (Foto El Pais)

Diariamente, José Pepe Mujica, pega seu companheiro de 23 anos, e única propriedade, um zurrado fusca azul, motor 1300 e sai do pequeno sítio Rincón del Cerro, propriedade da esposa a senadora da república Lúcia Topolansky, onde moram, rumo a Montevidéu.

Mesmo com a importância que tem para seu país e povo, leva uma vida pobre e humilde. Dos cerca de US$ 12500 que recebe de salário, fica apenas com 10% desse valor (algo em torno de 1250 dólares) sendo os outros 90% destinados a ONGs que constroem casas populares aos necessitados do país. Sua esposa também doa parte de seu salário.

Sempre em entrevistas quando perguntado sobre como consegue viver com apenas isso, ele é enfático e responde: "Este dinheiro me basta, e tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com menos".

No mês passado, colocou uma mulher sem teto e o filho hospedados na residência presidencial (que não ocupa por morar no sítio) até se achar outro abrigo para a mesma. A casa de praia oficial da presidência, em Punta del Este, foi vendida e o dinheiro usado em moradia para os necessitados. Isso é que um verdadeiro presidente do povo.

Invariavelmente, aqueles que gostam de Fuscas, são pessoas mais desligadas das aparências, luxos e sabem dar valor ao que realmente importa na vida.



Com uma vida simples, sem luxos, ficou conhecido como o presidente mais pobre do mundo mas não acho que seja justo. Talvez ele possa não ser o melhor administrador, talvez não seja um grande diplomata, não sei pois não acompanho a política dos nossos irmãos uruguaios. Mas só pelo caráter já acho que o mais correto seria chamá-lo de o melhor presidente do mundo... Pena que nossos "políticos" não aprendem com um exemplo como esse.

3 comentários:

  1. isso sim é um homem que ganhou meu respeito, a eu tenho um fusca 1300L 1977

    ResponderExcluir
  2. Essas lições de vida, que devem ser seguidas e só nós fazem ter certeza de que estamos no caminho certo. Ainda bem que ainda existem pessoas simples assim, com carros simples assim. Por um mundo melhor. Viva o fusca!!

    ResponderExcluir