segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Dicas para construir seu Fusca Rat Bug - Parte 1

Uma das maiores novidades, se é que podemos chamar isto de novidade, em matéria de alterações e tunagem em Fuscas são os Rat Bugs ou também chamados Hot Rod VWS. Esta moda é nova, mas com certeza já poderia ter virado febre na metade do século passado, quando os Hot Rods atingiram o climax.
O Artista Sueco Tobias Jolsen diminui 6 pol. atrás das portas de seu Rat Bug


A primeira questão a ser considerada é "o que é um Hot Rod?". A definição mais simples e original para Hot Rod seria a de veículos engenhosos construídos por jovens, usando pouco orçamento, logo após a Segunda Guerra Mundial, durante os anos 50 e boa parte dos anos 60. A escassez pós-guerra ditava a ordem, trazendo de volta veículos da década de 20, 30 e 40, que já estavam abandonados em ferro velhos da região. Assim como em matéria de pneus, que foram os principais itens a rarear nas lojas. Com isso frequentemente o veículo tinha a sua aparência final muito afetada.

Inicialmente estes Hots mantinham a pintura original do veículo ou no máximo uma camada de verniz. O padrão de acabamento definitivamente evoluiu durante os anos 50, uma época em que muitos Hot Rods, começaram a ser influenciados pelos carros de corrida, em especial os Dragsters. Até o início dos anos 60, os automóveis eram normalmente detalhado ao máximo e muito coloridos. Já os modelos construídos durante a década de 70 não eram tão empolgantes, devido ao seu estilo mais conservador e a falta, na maioria dos Rods de um apelo mais "bad boy".

Então desta forma constatamos que existe uma diferença entre os Hot Rods, que poderíamos enquadrar em 3 períodos específicos: Décadas de 40, 50 e 60. Nos três podemos identificar aparências bem diferentes. Portanto se você tem interesse de fazer um Hot, comece buscando definir que período seu projeto se encaixa. Então veja uma breve e simples caracterização dos 3 estilos:

Hot Rod década de 40: Extremamente simples e despojado parecendo que o veículo utilizou um monte de peças sucata. Utiliza apenas cores básica e geralmente sem brilho. Rodas Raiadas "Wire Wheels" e pneus "black bias ply". O interior é extremamente básico.

Hot Rod década de 50: A maioria dos carros eram, agora, muito bem acabados e pintados. Entraram em cena os "Coupes". Os carros apresentavam mais produtos de alto desempenho e mais cromados. Os pneus de banda branca (o da frente pequeno e o de trás maior) eram praticamente uma regra. O branco, o vermelho e o preto eram as cores mais populares.

Hot Rod década de 60: Eram agora veículos muito bem acabados, cobertos de peças extremamente metálicas e pinturas peroladas. Trabalhos de pinturas manuais apareciam em quase todos os veículos, dando uma personalidade ainda mais singular a cada veículo. A recuperação econômica mostrava que o dinheiro não era mais o problema, e a guerra totalmente esquecida. Motores selvagens de alto desempenho (e obviamente alto consumo de combustível) com superchargers ou injeção de combustível. Rodas de aço cromado ou alumínio de cinco raios. Vários pneus foram utilizados: totalmente pretos, com uma grande banda branca (deixou de ser utilizado por volta de 1962) ou ainda com uma pequena linha branca ou vermelha.

O velho estilo dos Hot Rods tornou-se cada vez mais popular nos últimos anos. Na busca de uma fuga da massificação do mercado e de uma personalização com características únicas, esta opção tem fascinado principalmente aos jovens. Este grupo ainda não tem um nome totalmente definido, já que são chamados de "Rat Rods" (quando falta acabamento ao veículo) e "Retro Rods" ou "Real Rods" (quando o carro tem um acabamento um pouco superior). Seja qual for o nome parece que eles vieram para ficar de vez na cena automobilística.

No próximo post estaremos especificando mais o assunto para os Fuscas ;)

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