sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Dicas para construir seu Fusca Rat Rod - Parte 2


Como prometido, no primeiro post de dicas para fazer um Rat Bug, hoje trataremos o tema voltados especificamente para os Fuscas, já que agora á esclarecemos os motivos históricos e os períodos que caracterizaram o movimento.
Quando os fuscas entraram na cena Hot Rod?
As primeiras capas de revistas que traziam Hots baseados em Fuscas são do final da década de 60 e início da década de 70. Em especial a "Hot Rod Magazine" ou "Rod & Custom Magazine".


As formas do fusca facilitam a ideia de sua utilização como Hot Rod, pois facilita a retirada dos paralamas, conceito que deu início aos Hots.
Além do projeto de formas simples, deve-se levar em conta o custo. Isto foi fundamental na utilização de fuscas nos projetos Hots. O custo de um Hot Rod em uma plataforma de fusca chegava a ser até 10 vezes mais barato do que um projeto em Ford Coupe. Isto facilitou a vida de descendentes de mexicanos e surfistas na Califórnia, um dos berços dos Hot Rods Fuscas. Em outras palavras, você poderia construir um bom projeto com algumas velhas e enferrujadas peças com mais de 70 anos e um fusca abandonado em um ferro velho.
Para vocês terem uma ideia, o proprietário da pickup flamejante mostrada na foto, Juan Levanos, admitiu ter gastado apenas US$ 3500 no seu projeto. Preço difícil de ser batido.

Existem varias ideias que você pode seguir na hora de escolher o seu projeto de Rat Bug: conversível, pickup, roadster, sedan sem os paralamas, assim como uma pickup bug com os paralamas. Vamos mostrar algumas fotos para que vocês tenham uma ideia do que estamos dizendo.



Fred Hidalgo manteve traços clássicos em seu projeto




Lindas variedades, não é mesmo???
Como vocês podem notar nas fotos, retirar ou rebaixar o teto geralmente é uma boa opção. Principalmente se o seu modelo de fusca for com janelas grandes. Claro que isso não é uma regra, principalmente se você tem um fusca de janela oval ou dividida (split), que já são menores de fábrica.
Claro que remover os paralamas é fácil, mas o próximo e importante passo é tornar seu aspecto atraente, mesmo sem os paralamas.
Um dos passos a ser considerado é alargar a distância entre os eixos, deslocando o eixo frontal em algumas polegadas, para o carro ficar mais esticado... menos "atarracado".
Um fusca sem paralamas exigirá também novos faróis. Uma boa opção são os faróis de buggy, podendo ser utilizados outros diversos, desde que você crie uma forma segura de anexá-los ao corpo do carro.
Rodas??? Bom existe várias opções... Grandes rodas largas, com as traseiras maiores, pintadas com uma cor contrastante (vermelho em um carro preto por exemplo), ou claro as boas e velhas rodas cromadas. Lembre-se que se tratando de Rat Bugs, pneus com banda branca são sempre a melhor opção, para caracterizar o estilo clássico.
O interior deve ser mantido sempre muito simples. Evite estofamentos muito modernos ou mesmo bem acabados. Se você tiver o estofamento original do banco do fusca, mesmo que em um estado "desgastado", deve ser levado em consideração. Uma ideia muito utilizada pelos americanos é apenas cobrir os estofados rasgados com um colorido cobertor mexicano. Bem econômica e que se adequa a simplicidade do carro.
Lembre-se também que uma série de produtos de "gosto duvidoso" podem se encaixar no seu projeto. Acessórios como caveiras iluminadas podem lembrar as raízes dos Hots, e dependendo do período escolhido até podem combinar bem.
Mas finalmente a última e talvez mais importante dica... antes de começar seu projeto, cortando e despedaçando o seu fusca, lembre-se de estudar detalhadamente as leis de trânsito, pois caso não leve isto em consideração, seu novo "brinquedinho" se tornará apenas uma peça de exposição. Em breve estaremos trazendo novos post para quem se interessou pelo tema. Aguardem!!!

Fonte de pesquisa: VWtrends

15 comentários:

  1. aha, gostei mas como faço pra rodar com um fusca sem paralamas com o teto rebaixado e sem ter o carro recolhido pelos pm's??????? abraços...

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  2. Bem, Rene, existe segundo a resolução Nº 25, de 21 de maio de 1998, a possibilidade de modificação de veículos novos e usados. Para que você possa fazer esta alteração você precisa obter um certificado de Segurança Veicular - CSV expedido por entidade credenciada pelo INMETRO. Antes de fazer qualquer alteração no seu carro, faça um projeto e procure o orgão de trânsito de sua região.
    Eles irão informar quais das suas idéias são possíveis.
    Tome cuidado para não fazer essas transformações antes de ter o projeto aprovado, pois se não correrá o risco de ficar com um carro apenas para "exposições".

    Irei postar aqui no blog a resolução normativa completa para que você possa ter uma idéia do que é permitido

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    1. Ola mestre das águas, poderia me enviar essa resolução por email? Se sim agradeço e em contrapartida, vou dar umas porradas em quem eu ver sujando com lixo os rios e mares por ai valeu. Meu email: 10emrolocultural@gmail.com

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  3. EU ESTOU MUINTO AFIM D CONSTRUIR UM DESTE AQUI ADOREI OS MODELO E VOU COPIAR UM DELES COM CERTEZA VAI SER SHOW UM ABRAÇO

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  4. alexandre-limeira-sp28 de abril de 2010 às 00:08

    muito show os projetos... sou louco p/ fazer um mas gostaria de poder tbm rodar sem problemas... como fazer???

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  5. Olá Alexandre

    Para que você faça as alterações que você deseja e poder dirigir livremente, sem maiores problemas você precisa seguir as normas de segurança. Para isso você deve procurar os orgãos de trânsito de sua região e ver se o que você quer mudar no carro é permitido.
    Caso seja possível fazer o que voc~e projetou, é só conseguir o CSV (certificado de segurança veicular) que tem que ser liberado por uma entidade credenciada no INMETRO.

    Com certeza voc~e terá que enfrentar bastante burocracia antes de deixar seu carro apto para rodar, mas é a única forma dele estrar dentro da lei.

    Aproveite e confira o nosso post que mostra a legislação vigente sobre alterações em veículos: http://fuscaherbie.blogspot.com/2009/09/resolucao-que-dispoe-sobre-as.html

    Ali você vai encontrar o que será permitido alterar.

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  6. como consigo projeto de aensão dianteira e ond comprar acessorios hot hod??

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  7. Olá, Fusca Herbie tentei ver esse site sobre a legislacao mais nao consegui tem algum outro site q vc possa postar ? abracos

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  8. quero conhecer melhor hot hod de fusca se alguem pode me mandar alguns progeto mandar para candidobusc@gmail.com

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  9. Quero apenas alargar a suspensão dianteira e traseira. Como faço isso, existe algum projeto que eu possa ver ou suspensão pronta a venda?

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  10. boa noite..estava vendo pela net um projeto finalizado que adaptaram a traseira e teto da kombi cabritinha e ficou top..será que aki no Brasil também é possivel esta mudança

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  11. Olá meu nome é Paulo Roberto e gostaria de saber quantas polegadas a gente alonga a dianteira do fusca pra ficar uma ciosa bonita e sem ficar exagerara de ante mão agradeço , valeu

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  12. quanto é necessário para construir uma maquina dessas?

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  13. Olá prezado!
    Pretendo somente rebaixar o teto em alguns cm, será que é necessário ter autorização?

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  14. Amigo tenho um corsa ano 99...
    Como faço para deixar as rodas próximo do seu tipo. Rodas saindo da lataria..
    Eixos maiores(largos) cortes nas lataria, suspensões modificadas. Gostaria de colocar aro 17...Em quais locais devo ir para obter o servico..Show de bola o fiscal.
    Como faria sou leigo no assunto me chamo Fernando.

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