domingo, 9 de agosto de 2009

O Milionésimo Fusca era uma JÓIA

Em 5 de agosto de 1955 a Volkswagen, para comemorar o sucesso da produção do fusca pelo mundo afora, resolveu simbolizar o fusca número 1.000.000, o transformando-o em uma jóia sobre rodas. O carro de passado nazista, feito por encomenda de Hitler para transporte de tropas, se transformava no maior sucesso da indústria automobilística mundial.


Apesar das ligações com o exército alemão, o fusca conquistou o mundo no pós-guerra. Tudo começou com os Aliados aceitando o carro, como forma de uma reparação.

Isto permitiu a fábrica continuar em operação, apesar das fortes pressões para sua venda, por parte do exército britânico. Os oficiais ingleses não consideravam o carro confiável.

Esta situação se estendeu até 1948, ano do "Plano Marshall" (muito conhecido entre os estudantes de história para o Vestibular), que forneceu 14 bilhões de dólares para a reconstrução da Europa, entre 48 e 52.

A fábrica se fortaleceu, e com o custo muito baixo do Fusca, que era o carro mais barato do mundo, sua popularização foi inevitável.

E rapidamente alcançou esta marca histórica, de 1 milhão de automóveis produzidos, no dia 5 de agosto de 1955.

Veja na imagem, que o milionésimo fusca era realmente uma jóia, com um valor bem diferente de sua versão comum, não é mesmo?? ;)




0 comentários:

Postar um comentário