sábado, 14 de novembro de 2009

Dicas de Mecânica para Fusca 3 - Platinado

Quem tem um fusca já deve ter passado por algum problema com o platinado, não é mesmo?

O platinado tem por função fornecer a corrente elétrica para a bobina e sincronizar o momento da faísca (interrompendo a alimentação da bobina).

Conforme vai sendo utilizado, o platinado sofre desgastes, evitando uma perfeita circulação de corrente.

Com isso seu carro pode ter algumas dificuldades nas acelerações e na partida, além do motor trabalhar mal na marcha lenta.


Fuçando pela internet encontrei uma solução muito interessante para o problema. Um módulo criado por Marcelo Tonella. Ele não elimina o platinado (como ocorre nos sistemas de ignição eletrônica), mas soluciona os problemas com o mesmo, além do que tem um preço quase irrisório.

Esse módulo elimina umas funções do platinado: o fornecimento de corrente elétrica à bobina.

A bobina normalmente consome entre 3 e 5 Ampères, corrente esta que causa o desgaste do platinado. Com a utilização do módulo, o platinado passa a ser apenas um "sensor" para determinar o momento da faísca, reduzindo significativamente a corrente que passa por ele (em torno de 0,05 A).

Com uma corrente quase 100 vezes menor a vida útil do platinado é quase eterna. Além disso a regulagem se mantém por mais tempo e sem quedas de corrente.

"Com o melhor aproveitamento do sistema de ignição do seu motor, você notará entre outros benefícios: partidas mais rápidas, marcha lenta mais estável, acelerações sem falhas ou engasgos, e respostas mais rápidas do motor. Com isso, você evita desperdício de combustível e acaba com as desregulagens constantes do seu platinado." diz Marcelo.

Realmente o Sistema de Ignição Eletrônica da Mtonella me parece a solução ideal para o seu Fusca, pois além do preço ser baixíssimo, você mesmo consegue fazer a instalação (o sistema é super simples e qualquer leigo consegue executar facilmente). E se quiser voltar ao sistema convencional também pode fazer isto sem dificuldade já que não exige a retirada do platinado.


Um comentário:

  1. Excelente este site.Tenho um fusca 71/1500 e sou apaixonada por ele.Só que precisa de alguns ajustes e com as dicas que vi aqui não será facil os mecanicos mal intencionados, me enganarem...muito obrigada e parabéns por seu trabalho e por seu fusquinha lindo!!!!!!

    ResponderExcluir