sexta-feira, 17 de setembro de 2010

É permitido Transportar Crianças em Fusca?

Você está por dentro da nova legislação para transporte de crianças em veículos??? Você sabe se pode ou não levar suas crianças no seu Fusca??? Você sabia que houve a alteração da norma para os carros antigos???


Pensando em esclarecer estas dúvidas que ainda continuam assolando nossos leitores resolvemos abordar o tema nessa postagem. No dia 06/09/10 o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) passou a considerar que carros que tenham somente cinto de segurança abdominal (de dois pontos) no banco de trás poderão transportar crianças de até 10 anos na frente, com a cadeirinha ou equipamento mais adequado à idade/altura, ou no banco de trás, sem assento de elevação, no caso das que tenham a partir de 4 anos.

O especialista em segurança veicular Fábio Viviani falou sobre o assunto ao G1. Veja o que ele disse a ser abordado sobre o Fusca:
"No caso do Fusca, em que tanto no banco traseiro como no dianteiro os cintos de segurança são de dois pontos, como devo fazer para colocar a cadeirinha?
Fábio Viviani: O Denatran informa que se a criança tiver menos de 4 anos e o carro não possuir cinto de três pontos nem no assento da frente, ela não poderá ser transportada nesse veículo. Crianças a partir dos 4 anos poderão ser levadas no banco traseiro desses carros, com cinto abdominal, sem necessidade de assento de elevação.

Então fica claro que apenas as crianças maiores de 4 anos poderão circular em fuscas, no banco traseiro, sem precisar do assento de elevação. Pelo menos por enquanto, antes de alguma outra alteração na legislação, o que é bem possível devido ao curto prazo da mesma em vigor, ainda sofrendo ajustes mediante as situações que começam a surgir na prática.

Você considera essa lei justa com os carros antigos??? 
Concorda que ela é realmente necessária??? 
Já pensou o quanto é estranho permitirem que crianças circulem em alguns veículos sem equipamento de segurança e em outros não??? 

Deixe sua opinião nos nossos comentários sobre esse polêmico tema, para que possamos debater a solução ideal para esse assunto.

12 comentários:

  1. Eu pessoalmente acho que os carros antigos devem ficar isentos desse tipo de legislação, já que a própria lei não permite que se faça adaptações nesses veículos.
    Tenho um fusca, que por sinal é minha paixão e uma filha de 3 anos. Vou ter que deixar de viajar com ela nos finais de semana por causa das mudanças.
    Acho injusto. Ou liberem os antigos ou inventem mecanismos de adaptar as cadeirinhas no cinto de 2 pontas. Essa é minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. Os tempos inverteram a ordem das coisas: levar era mais fácil do que fazer.

    ResponderExcluir
  3. Estou grávida e tenho um fusca e uma pick-up fiorino. Quando meu filho nascer não vou poder levá-lo em nenhum deles?

    ResponderExcluir
  4. Este tema é realmente muito polêmico. Apesar de ser cada vez mais necessário pensar em segurança, concordo que se devia buscar uma solução que não impedisse a utilização no veículo para as crianças.

    No seu caso específico, Carla, o seu filho poderá ser transportado na fiorino sem problema no banco da frente, com o respectivo dispositivo de retenção (bebê conforto, cadeirinha e acento elevado). No fusca só a partir de 4 anos, aí sem necessidade dos dispositivos.

    Lembrando que a multa para quem descumprir essa regra é de R$ 191,54 mais 7 pontos na carteira =/

    ResponderExcluir
  5. Só estão preocupados em ganhar dinheiro com as multas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é a mais pura verdade. Não só o DENATRAN mas todos os orgãos do governo; sito por exemplo o INMETRO(com o qual tive problemas) nehum deles está realmente preocupado com o bem estar do cidadão, contribuinte, e sim como encontrar novas formas de arrecadar mais recursos(dinheiro)para alimentar esse monstro faminto e cada vez maior chamado: ESTADO.

      Excluir
  6. Será que eles não conseguem criar uma cadeirinha para cinto de 2 pontas?

    ResponderExcluir
  7. Isso tudo é uma grandíssima palhaçada. Criaram regras que nem sabem pra que servem.
    Se o fusca for um táxi pode levar a criança sem a necessidade de cadeirinha ou qualquer dessas regras. Qual a diferença no risco de morte nas duas situações?
    Palhaçada de marca maior.

    ResponderExcluir
  8. estou gravida e dependo do meu fusca para ir para todos os lados, como vou fazer qdo meu bebe nascer vou ter que anadar só a pé deixando meu carro enferrujando?

    ResponderExcluir
  9. Acho um absurdo,tenho0 dois filhos um de 5anos e uma bebe de 5meses,tenho que sair com os dois,acho que deveriam sim liberar os carros antigos,pois nao tem como adaptar essa lei em um fusca,o de 5 anos até que da pra passar o cinto abdominal mais e minha bebe de 5 meses,isso nao é justo...

    ResponderExcluir
  10. tenho um umo 2008 e carrego minha filha de 3 anos sem problema augun na cadeirinha fixada no sinto de 2 pontas que fica no meio do banco não gosto de colocar ela nas laterais do carro pois tenho reseio de auguma batida lateral então sempre usei a cadeirinha no meio do banco con a cadeirinha no cinto de 2 pontas é até mais facil de fixar a cadeira doque no sinto de 3 pontos

    ResponderExcluir
  11. possuo uma brasilia 77 e pretendo carregar meu filho de menos de um ano e meu veículo só possui cintos de 2 pontos na frente e atrás. Não sei como vou transportá-lo. será que vou ter que comprar outro carro? Isto não é muito justo,porque tenho a cadeirinha,
    mas talvez não possa adaptá-la.

    ResponderExcluir